Filmes franceses

Cinema
TER 13/03 – 10h30 – Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Adios Carmen, de Mohamed Amin Benamraoui – Marrocos – francês legendado em português
Amar, 10 anos, vive sozinho com o tio desde que a mãe se voltou a casar. Um casamento forçado para esta mulher cuja condição de viúva faz com que a vizinhança fala sobre ela, obrigada a seguir o seu novo marido para Bélgica e abandonar o seu único filho. É neste ambiente de solidão, que Amar encontra uma salvadora: Carmen, uma espanhola exiliada em Marrocos que lhe faz descobrir um mundo de aventuras e canções, convidando-o para todas as suas projeções no seu cinema. Uma cumplicidade grande e uma verdadeira ternura se estabelecem entre a mulher e a criança. Além desse encontro, Benamraoui faz-nos reviver Marrocos da ‘’Marche Verte’’ e das tensões políticas com a Espanha, especialmente depois da morte de Franco.

Wolves, de Alvaro Rodriguez Areny, 2016 – Andorra
Arthur, piloto da Força Aérea Britânica, fugiu pelo país depois da queda do seu avião. Aí começou uma batalha pela sua sobrevivência, na qual os Alemães não eram os seus únicos inimigos.

Reservado aos estudantes da Universidade do Porto
Organização: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), Embaixadas de Andorra e Marrocos.